O feminicídio e os assassinatos relacionados ao gênero são problemas graves em todo o mundo, e os dados oficiais sobre esses crimes frequentemente são incompletos, difíceis de acessar, não são atualizados com frequência e estão sujeitos a controvérsias: são dados ausentes. Por esse motivo, ativistas e organizações da sociedade civil desempenham um papel vital na produção de contradados sobre feminicídio.
Publicações
-
Ativismo de Dados Contra o Feminicídio (Cruxên & Jungs de Almeida, 2024)
Qual o papel dos dados no enfrentamento da violência relacionada a gênero? Este relatório condensa os resultados de cinco anos de trabalho coletivo como parte do projeto Dados Contra o Feminicídio (Data Against Feminicide). Dados Contra o Feminicídio é um projeto de desenho e pesquisa-ação participativa Sul-Norte, que apoia o trabalho de ativistas e organizações…
-
Contar o feminicídio: o feminismo de dados em ação (D’Ignazio, 2024)
O que não é contabilizado, não conta. E as instituições dominantes sistematicamente falham em contabilizar o feminicídio, o assassinato de mulheres e meninas com base em gênero, incluindo mulheres cisgênero e transgênero. Diante dessa falha, Contar o feminicídio destaca o trabalho de ativistas de dados nas Américas que documentam esses tipos de assassinatos e desafiam…
-
A revolução não deve ser automatizada: Sobre as possibilidades políticas do ativismo por meio de dados e IA (Cruxên, 2024)
O artigo “A revolução não será automatizada” explora como ativistas feministas estão transformando o uso de dados e tecnologias para visibilizar a violência de gênero e combater o feminicídio. Por meio do projeto colaborativo “Dados Contra o Feminicídio”, estão sendo desenvolvidas ferramentas participativas que não substituem o trabalho humano, mas o potencializam, desafiando a lógica…
-
Dados Contra Feminicídio: O processo e o impacto da cocriação de ferramentas de pesquisa digital (Suárez Val et al, 2024)
Data Against Feminicide é uma colaboração de pesquisa-ação que visa fomentar uma comunidade internacional de práticas em torno de dados sobre feminicídio. Neste capítulo, apresentamos duas ferramentas que coprojetamos e testamos com ativistas para facilitar seu trabalho e aliviar a carga em seu fluxo de trabalho. O Alertas por correo de Dados Contra Feminicídio é um sistema…
-
Ativismo de dados de feminicídio (Collectif Féminicides Par Compagnons ou Ex at al, 2023) #3
Este capítulo tece, como nós de uma rede de cuidados, as experiências de ativistas que coletam dados sobre feminicídio na França, Alemanha, Quênia, Quirguistão, México, Rússia, Estados Unidos e Venezuela. Em nosso trabalho, nos baseamos em uma longa genealogia de pesquisa e ativismo feminista sobre feminicídio/feminicídio e violência relacionada ao gênero. Para contextualizar nossas práticas,…
-
Computação centrada no ser humano e ciência de contradados do feminicídio (D’Ignazio, 2023)
Data about feminicide can be conceived as missing data – data that are neglected by authorities and underreported in official registries. Activists and civil society groups in Latin America and beyond are increasingly stepping into these gendered data gaps to undertake feminist counterdata science – an explicit challenge to the inadequate data practices of governments…
-
Tecnologia e Ativistas de Dados Contra o Feminicídio (Jungs de Almeida et al, 2023)
Projeto Dados Contra o Feminicídio colabora com organizações brasileiras para desenvolver tecnologias digitais de apoio ao enfrentamento de feminicídios. Jungs de Almeida, A., D’Ignazio, C., França, C., Cruxên, I., Kalil, M. E. X., Marques, R., Mariano, S., Negrão, T., & Siqueira, T. P. (2023, agosto 30). Tecnologia e Ativistas de Dados Contra o Feminicídio. Portal…
-
O feminicídio e a produção de contradados. Uma conversação com a rede FAIR
Feminicídio e a produção de contradições: Uma conversa entre a equipe do DCF e a rede FAIR (Feminist Artificial Intelligence Research Network). ILDA, Data + Feminism Lab, Feminicidio Uruguay, Tierra Común, & Feminista AI Research Network (Producers). (2022, agosto 9). Feminicidio y la producción de contradatos [Video recording]. https://www.youtube.com/watch?v=Nhu8mBoBvXs
-
Rumo a um machine learning participativo e feminista interseccional: um estudo de caso para apoiar a coleta de contradados sobre feminicídios (Suresh et al, 2022)
A ética e a imparcialidade dos dados surgiram como importantes áreas de pesquisa nos últimos anos. Entretanto, grande parte do trabalho nessa área se concentra na auditoria retroativa e na “mitigação de preconceitos” em sistemas existentes e potencialmente falhos, sem questionar as desigualdades estruturais mais profundas subjacentes a eles. Ainda não há exemplos de como…
-
As notícias como dados para ativistas: um estudo de caso na produção de contra-dados sobre feminicídio (Bhargava et al, 2022)
Bhargava, R., Suresh, H., & Doğan, A. L. (2022). News as Data for Activists: A case study in feminicide counterdata production. 5. https://github.com/browninstitute/c-plus-j-website/raw/main/proceedings/Session9Group2.pdf News articles are an important source of data for recording and aggregating a range of social phenomena. In this paper, we ask if and how technology can support civil society activists who challenge…
-
Dados contra feminicídio (Fumega, 2021)
Os dados não são a solução para o problema, mas sem os dados corretos, sem dar visibilidade aos “dados ausentes”, é impossível entender e pensar em soluções. Fumega, S. (2021). Data against Feminicide. Feminist AI. https://feministai.pubpub.org/pub/data-against-feminicide/release/1 Enlace externo
-
Affect Amplifiers: Ativistas feministas e cartografias digitais do feminicídio (Suárez Val, 2021)
O feminicídio, as mortes violentas de mulheres relacionadas ao gênero, é a ponta do iceberg em um continuum de violência que está “aterrorizando as mulheres” nas Américas (Fregoso e Bejarano 2010)1 . Além de protestos de rua, performances, campanhas de hashtag e muitas outras ações on-line e off-line, ativistas feministas em toda a América Latina…
-
Feminicídio e aprendizado de máquina: Detectando a violência baseada em gênero para fortalecer o ativismo do setor civil (D’Ignazio et al, 2020)
A violência de gênero contra a mulher e seu resultado letal, o feminicídio, são um problema sério na América Latina e no Caribe (ALC), assim como no resto do mundo. Embora os governos tenham aprovado leis que criminalizam o feminicídio, essas leis não foram acompanhadas de políticas relevantes nem de uma coleta de dados robusta…
-
Monitorar, registrar e mapear o feminicídio – experiências do México e do Uruguai (Madrigal et al, 2019)
In this article, four researchers and activists – mappers of feminicide in Ciudad Juarez, the State of Mexico, Mexico, and Uruguay – present, in our own voices, our diverse personal and embodied experiences of monitoring, recording, and mapping cases of feminicide. Our objective is to reflect on the practices of creating these imperfect tools of…
Encontros da comunidade
Novembro de 2021: Tecnologia em Ação
Esta discussão, em formato de conversa, permitiu que diversas organizações da sociedade civil compartilhassem suas experiências e trabalhassem com dados sobre feminicídio . Os participantes eram organizações que participaram do desenvolvimento das ferramentas do DCF. O desafio era: algoritmos podem ajudar no combate ao feminicídio?

Ferramentas

Ferramenta co-criada nº 1
Marcador de Dados
O Marcador de Dados é um plug-in para o navegador Chrome. Sua função é destacar palavras no texto de uma página da web que sejam úteis para registrar casos, especificamente nomes, locais, datas e palavras selecionadas por cada pessoa. O plug-in permite que um banco de dados seja aberto lado a lado (ou superior/inferior) simultaneamente com o artigo em análise, para facilitar o registro de dados. Ele também permite que o URL do artigo seja compartilhado por e-mail. Funciona em espanhol, inglês e português e em qualquer página da web, mas é otimizado para sites de mídia.

Ferramenta co-criada nº 2
Alertas por e-mail
O sistema de Alertas por E-mail do Dados Contra Feminicídio combina um banco de dados de mídia, um algoritmo de aprendizado de máquina e alertas por e-mail para relatar potenciais casos de feminicídio. O sistema busca notícias no banco de dados de diferentes catálogos de mídia com base nos termos de busca e na região determinada para cada projeto. Em seguida, os resultados são filtrados por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina treinado especificamente para calcular a probabilidade de um artigo se referir a um caso de feminicídio e agrupar artigos de diferentes fontes que se referem ao mesmo caso. Por fim, o sistema envia um e-mail com os artigos relevantes, com base na frequência determinada por cada usuário. Um dos parceiros do projeto, a plataforma MediaCloud permite que os usuários visualizem as fontes e também sugiram novas fontes relevantes.
Se você ou sua organização tiver interesse em usar os Alertas por e-mail ou quiser pensar junto sobre um projeto de tradução para nova língua, envie um e-mail para datoscontrafeminicidio@gmail.com.

Narrativas Feministas e IA
Atualmente, estamos colaborando com o DISCO Lab (Brown University) para explorar a possibilidade de gerar um processo feminista para o desenvolvimento de ferramentas com IA.
Se você o seu grupo estiver interessado em saber mais sobre o projeto de IA feminista, escreva para nós em datoscontrafeminicidio@gmail.com.