Ferramentas

Dados Contra Feminicídio é um espaço de experimentação e co-criação de tecnologias feministas, incluindo inteligência artificial (IA). No âmbito deste projeto, desenvolvemos ferramentas digitais para apoiar a coleta de dados sobre feminicídio a partir da mídia. O objetivo é facilitar, e não suplantar, o trabalho ativista e reduzir a exposição a histórias de violência que devem ser analisadas para compilar dados sobre feminicídio. Você poder ler mais sobre o processo de co-design de ferramentas nestas leituras recomendadas.

Co-desenvolvemos duas ferramentas digitais junto com ativistas de dados sobre feminicídio e com o apoio do Laboratório Data + Feminism (MIT): o Marcador de Dados Contra Feminicídio e os Alertas de Email do Dados Contra Feminicídio. Ambas ferramentas estão disponíveis em espanhol, inglês e português e swahili.

Atualmente, estamos colaborando com o DISCO Lab (Brown University) para desenvolver novas ferramentas com IA como foco na cobertura midiática de casos de feminicídio.

Ferramenta co-criada nº 1
Marcador de Dados

Marcador de Dados  é um plug-in para o navegador Chrome. Sua função é destacar palavras no texto de uma página da web que sejam úteis para registrar casos, especificamente nomes, locais, datas e palavras selecionadas por cada pessoa. O plug-in permite que um banco de dados seja aberto lado a lado (ou superior/inferior) simultaneamente com o artigo em análise, para facilitar o registro de dados. Ele também permite que o URL do artigo seja compartilhado por e-mail. Funciona em espanhol, inglês e português e em qualquer página da web, mas é otimizado para sites de mídia.

Ferramenta co-criada nº 2
Alertas por e-mail

O sistema de Alertas por E-mail do Dados Contra Feminicídio combina um banco de dados de mídia, um algoritmo de aprendizado de máquina e alertas por e-mail para relatar potenciais casos de feminicídio. O sistema busca notícias no banco de dados de diferentes catálogos de mídia com base nos termos de busca e na região determinada para cada projeto. Em seguida, os resultados são filtrados por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina treinado especificamente para calcular a probabilidade de um artigo se referir a um caso de feminicídio e agrupar artigos de diferentes fontes que se referem ao mesmo caso. Por fim, o sistema envia um e-mail com os artigos relevantes, com base na frequência determinada por cada usuário. Um dos parceiros do projeto, a plataforma MediaCloud permite que os usuários visualizem as fontes e também sugiram novas fontes relevantes.

Se você ou sua organização tiver interesse em usar os Alertas por e-mail ou quiser pensar junto sobre um projeto de tradução para nova língua, envie um e-mail para datoscontrafeminicidio@gmail.com.

Narrativas Feministas e IA

Atualmente, estamos colaborando com o DISCO Lab (Brown University) para explorar a possibilidade de gerar um processo feminista para o desenvolvimento de ferramentas com IA.

Se você o seu grupo estiver interessado em saber mais sobre o projeto de IA feminista, escreva para nós em datoscontrafeminicidio@gmail.com.

Leituras recomendadas
Leituras recomendadas
Leituras recomendadas