Dados Contra o Feminicídio 2021
Ferramentas
Alertas de e-mail
Tecnologia em ação
Como a tecnologia pode apoiar as práticas de produção de dados do feminicídio? Um algoritmo pode aprender a detectar feminicídios? Um plug-in pode aliviar o trabalho emocional? Em 24 de novembro de 2021, Dados Contra o Feminicídio convida você a explorar o papel da tecnologia na produção de dados sobre o feminicídio.
No Dia Internacional pela Erradicação da Violência contra a Mulher, teremos um encontro virtual onde você poderá conhecer – e experimentar! – duas ferramentas co-elaboradas por ativistas, acadêmicas e tecnólogas para apoiar o trabalho de registrar casos de feminicídio.
Convidamos pessoas que estão trabalhando ou têm interesse em trabalhar com dados do feminicídio, do ativismo e da sociedade civil, da academia, do jornalismo ou de órgãos estaduais.
Dados Contra o Feminicídio é uma iniciativa que une práticas, conhecimentos e emoções do ativismo, academia e sociedade civil para promover uma comunidade internacional de prática em torno de dados sobre Feminicídio; desenvolver ferramentas para apoiar a coleta de dados de feminicídio; e apoiar esforços para padronizar a produção de dados de feminicídio quando apropriado. A iniciativa é promovida por Catherine D’Ignazio (Data + Feminism Lab @ MIT), Silvana Fumega (ILDA) e Helena Suárez Val (Feminicidio Uruguay).
Programa – Dados contra o feminicídio 2021
Primeira sessão: 9h (MEX) | 10h (EUA) | 12h (ARG) | 15h (UK) (duração 1,5 horas)
- Dados e tecnologia na luta contra o feminicídio (25 min)
-Bem-vindas, atualizamos o diretório da comunidade e apresentamos duas ferramentas para a detecção e coleta de dados de feminicídio elaboradas no âmbito da colaboração Dados Contra o Feminicídio (Catherine D’Ignazio, Silvana Fumega e Helena Suárez Val)
-Lançamento do curso Dados Contra o Feminicídio: Teoria e Prática
- Experiências nas Américas (35 min)
-Organizações e ativistas que trabalham com dados de feminicídio compartilharão seus projetos e experiências no uso das ferramentas de Dados Contra o Feminicídio em seu estágio piloto:- African American Policy Forum, Marina De Oliveira
(@AAPolicyForum, @AApolicyforum)
- Black Femicide US, Rosalind Page
(@blackfemicideUS, @blackfemicideamerica)
- Feminicidio Uruguay, Helena Suárez Val
(@feminicidioURY, @feminicidiouruguay)
- Missing and Murdered Indigenous Women, Girls and Two Spirit People, Sovereign Bodies Institute – Viridiana Preciado (@safensovereign, @sovereignbodies)
- Mujeres de Negro Rosario – Marta Pérez y Maria Florencia Matas
(@MDN_Argentina, @MDN_Rosario)
- Registro Nacional de Femicidios, Observatorio Mumalá – Maria Victoria Aguirre (@MuMaLaNacional, @mumalanacional)
- Women Count USA – Dawn Wilcox (@thedawnwilcox, @womencountusa)
- African American Policy Forum, Marina De Oliveira
- Mesa redonda (30 min)
-O papel da tecnologia, seus desafios, riscos e benefícios no trabalho de organizações e ativistas que registram feminicídios (conversação facilitada por Ángeles Martinez Cuba)
Segunda sessão: 11h (MEX) | 12h (EUA) | 14h (ARG) | 17h (UK) (duração 1,5 horas)
- Workshop (em espanhol, inglês, português)
-Os participantes terão a oportunidade de usar as ferramentas do Dados Contra o Feminicídio (uma delas só disponível em espanhol / inglês) (Helena Suárez Val/Catherine D’Ignazio/Isadora Cruxên & Luciana Ribeiro da Silva)
- Fechamento
-Arte e Feminicídio
-Lembrete do curso